quarta-feira, 22 de junho de 2011

terça-feira, 7 de junho de 2011

Sandra Longras no Museu de Arte Comtemporânea do Chile 2010





Projecto.”Janelas de olhares abertas para o mundo”



Este projecto foi baseado nos cinco sentidos do humano é composto por 16 fotografias dispostas em cabos de aço. Ano de realização 2009


Esteve em exposição na Bienal Internacional da Bolivia – SIARTE em 2009 e no Museu de Arte Contemporânea do Chile em 2010.

Fundamentação do projecto:

Ver, ouvir, tocar, saborear, cheirar, ver, ouvir, tocar, saborear, cheirar, …

Ver, ouvir, tocar, saborear, cheirar, ver, ouvir, tocar, saborear, cheirar,

Ver uma imagem bonita

Ouvir música de que se gosta

Saborear o fruto proibido, cheirar, cheirar, cheirar o aroma do povo, das gentes do mundo.

O entendimento do que nos rodeia é feito através dos cinco sentidos

São eles que nos fazem ter a percepção das coisas, gostar ou não delas, fazem com que nos surpreendemos sempre. As ARTES são o meio de comunicação por excelência, que permite moldar as nossas ideias e transforma-las de forma original dando mais sentido à comunicação.

Eu olhei, OLHEI e voltei a olhar o MUNDO e criei janelas de olhares para com elas transformar os PENSAMENTOS…

Tocar é também uma forma de comunicar. Não é necessário saber Braille para poder ler com as mãos. De forma silenciosa, o tacto transmite um sem-número de sensações: uma emoção, uma atitude ou a nobreza de um material. As mãos permitem-nos comunicar de forma criativa com os materiais… e aqui entendi que o envolvimento das formas era representativo do movimento do mundo e das pessoas. Daí a montagem das obras em suspenso.

A visão é provavelmente o sentido mais global de todos. Mostra o lado criativo de todos e faz com que os outros apreciem a nossa forma de expressão.

O olfacto permite apurar os outros sentidos com um toque de requinte. Cheirar a natureza, sentir o cheiro da madeira ou da relva acabada de cortar. Certamente que conheces o significado destas frases sem precisar de usar o nariz. Por outro lado, na presença de qualquer aroma, o nariz é o primeiro a saber do que se trata. A riqueza dos sentidos passa também pelo modo como eles se completam.

Ouvir, faça-se ouvir através do seu olhar!

Ouvir, faça-se ouvir através do seu olhar!

Ouvir, faça-se ouvir através do seu olhar!